Buscar
  • Camila Santiago

Sovana, Grosseto, Itália – Um pequeno pedaço de paraíso


Sovana entrou no nosso roteiro de forma despretensiosa. Saímos de Roma tendo como destino Siena, com a ideia de viajar pela região da província de Grosseto admirando suas belas paisagens.

Como uma das melhores decisões da viagem, paramos estrategicamente em Sovana para recarregar energias.

Uma das melhores tardes de minha vida.

Um momento eternizado.

Sovana é uma aldeia pitoresca que fica na parte sul da Toscana e um daqueles lugares do mundo capazes de gerar suspiros profundos, e verdadeiros momentos e gratidão por ser e estar.

A aldeia, que somente lá descobrimos fazer parte da lista das pérolas mais bonitas da Itália, possui pouquíssimos habitantes, algo em torno de 100 – informação dividida com a gente por um morador local, durante nossa visita.

O encanto da cidade está inteiramente ligado as cores, as flores, ao perfeito cuidado que os moradores tem com aquele pedacinho vivo de história e na alegria estampada em cada sorriso que recebemos.

Uma atmosfera toda diferente, radiante e única.

Sovana é uma aldeia de apenas uma rua. Eu digo e garanto que não precisa de mais do que isso...

Em uma extremidade temos o lindo DUOMO, LA CATTEDRALE DI SOVANA, construída em tufo calcário (uma rocha esbranquiçada que incorpora plantas e conchas ao longo do tempo), com interior repleto de arcos contemporâneos e abóbadas do século XIII, além de enormes pilares de duas cores que te levam a nave central, sendo 3 naves no total.

Vale a visita. Vale cada segundo.

Do lado contrário temos o PARCO ARCHEOLOGICO DI SOVANA – o parque arqueológico dos etruscos que abriga túmulos inteiramente escavados em pedra – como destaque coloco a tumba Ildebranda e Della Sirena. A VIE CAVE e seus túneis submersos com quilômetros de extensão fazem ligação subterrânea com Sorano e Pitigliano, com um clima sombrio e belo ao mesmo tempo e um “quê” de sobrenatural para fechar o pacote. Túneis, grutas, passagens estreitas e uma paisagem que te deixa sem ar.

*Reserve pelo menos 2 horas para fazer parte desse passeio com calma, sugiro pesquisar a respeito da VIE CAVE E SENTIERI e decidir qual o caminho adequado para seu roteiro – você pode baixar o mapa nesse link: http://www.comune.pitigliano.gr.it/img/cartaviecavebig.zip.

**Leve agasalho (especialmente para as crianças) pois mesmo no calor o passeio conta com boas sombras e ventos gelados.

Lá no meio de tudo isso, entre os dois extremos, temos a praça central. PIAZZA DEL PRETORIO.

Ahhhhhhhh a PIAZZA DEL PRETORIO!!! <3 <3 <3

A praça central de Sovana reúne todo o amor do mundo bem como as principais construções da aldeia: o PALAZZO DELL'ARCHIVIO, CHIESA DI SAN MAMILIANO, CHIESA DI SANTA MARIA, PALAZZO BOURBON DEL MONTE e PALAZZO DEL PRETORIO.

A praça respira tranquilidade, e sua rua de pedra é um convite para se perder por alí e parar um pouquinho no tempo esquecendo todo o mundo que pulsa lá fora.

Indico de olhos fechados a PIZZERIA BAR DELLA TAVERNA (ou II BAR DELLA TAVERNA), um restaurante de aparência simples localizado bem em frente a CHIESA DI SANTA MARIA, decorado por belos arcos de flores e com um atendimento excepcional e simpático.

Comida boa, preço super justo, equipe atenciosa e disponível para conversar com turistas, vinho local de excelente qualidade e liberdade para curtir a PIAZZA DEL PRETORIO e voltar ao século XII com sua paisagem enquanto aguarda o serviço.

Como dica quente, quente mesmo: Peça a pizza de limão siciliano. Umas das delícias desse mundo.

Benício jogou futebol na praça, conversou com turistas e moradores locais, entrou em uma loja de souvenir que fica do lado da igreja onde foi bem recebido, entrou na igreja onde foi acolhido, ajoelhou para rezar, brincou muito com água, realmente aproveitou os ares e cores de Sovana.

Aurora engatinhou para todo lado, jogou bola com seu irmão, sorriu, encantou, comeu tortelloni e espaguete pela primeira vez - ou melhor, comeu massa pela primeira vez.

Ambos absolutamente respeitados e queridos por todos que lá estavam.

Crianças são bem vindas em Sovana e isso faz toda a diferença.

VIVA SOVANA Kid-Friendly!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Sovana pode ser passeio de um dia, uma parada para descansar. Pode ser apenas uma pausa, mas se você olhar com calma e souber dar a chance que aquele pedacinho de céu merece, você encontrará essa Sovana que tanto amamos.

Nosso desejo para a próxima viagem é de dedicar uns dois ou três dias para ficar por ali, perdidos no tempo daquele pedacinho de céu.

Se você tiver a oportunidade, inclua Sovana em seu roteiro. Vou te dar 5 motivos:

- É a cidade medieval melhor cuidada e conservada que já visitamos (com pelo menos 15 concorrentes)

- Ela juntamente com boa parte das cidades da Toscana encontra-se na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo em função da fragilidade da construção em rocha “macia” e de fácil erosão, ou seja, não perca a oportunidade de conhecer esse verdadeiro presente de vida!

- É linda de dia, é linda de noite e embora tenha apenas uma rua oferece diversidade de programação para todos os períodos do dia e do ano

- As flores deixam todos os cantinhos da aldeia com ar de cuidado e carinho, vale respirar e sentir isso

- Tranquilidade materializada em formato de uma aldeia que te abraça com total hospitalidade

INFORMAÇÕES:

DUOMO, LA CATTEDRALE DI SOVANA - Gratuito

No verão aberto diariamente das 9:00 às 13:00 e das 15:00 às 20:00 No inverno aberto diariamente das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 18:00

PARCO ARCHEOLOGICO DI SOVANA - 5,00 euros (consultar horários de saída de grupos)

Horário de funcionamento 10:00 às 18:00

II PALAZZO PRETORIO NELL'ANTICA PIAZZA DI SOVANA

Horário de funcionamento 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 19:00 (fechado às quintas-feiras, exceto feriados)

MUSEO DI SAN MAMILIANO - 2,00 euros (consultar horários de saída de grupos)

Horário de funcionamento 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 16:00 (fechado às quartas-feiras, exceto feriados)

BIGLIETTO UNICO (com acesso a todas as atividades culturais da aldeia) - 8,00 euros

*Crianças menores de 10 anos não pagam.

#Itália #Viajarcomcrianças #Sovana #Grosseto #Viajandocomfilhos #Kidfriendly #Dicas #Turistando #Demalasprontas #TravelBlog #BlogdeViagem #Travelgram #Destinoscomcrianças #Destinocomcriaça #Euviajocommeusfilhos #Pezinhosnaestrada #Viajantes

91 visualizações

Siga nossa turma:

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Instagram Icon

Criançando

Criançando

Família Torres

Família Prazeres

Benício
Sophia
Aurora
Benício
Sophia
Aurora
Benício
Sophia
Aurora