Buscar
  • Camila Santiago

Logo alí: do ladinho de São Paulo


Assim, sem muito planejamento e expectativa, parte do roteiro dos Bandeirantes entrou na nossa lista com direito a carteirinha de fidelidade: Araçariguama.

Uma cidade pequena e despretensiosa que nos presenteia a cada visita com um rico turismo histórico e bens naturais e culturais.

Na cidade existem belíssimas capelas abertas para visitação, como a Capela Nossa Senhora da Conceição com suas paredes de taipa de pilão (técnica construtiva à base de argila e cascalho) e a Capela de São Jorge que foi construída para servir aos romeiros que passam pela cidade com destino ao Santuário Bom Jesus de Pirapora (localizado em Pirapora do Bom Jesus, do ladinho de Araçariguama) e a Paróquia Nossa Senhora da Penha que influenciou no povoamento da cidade. Todas com arquiteturas únicas e belas.

Um passeio interessante é o Parque da Mina do Ouro, onde encontramos o museu da cidade (Museu de Araçariguama), o Museu da Mina e sua capela, além de muito verde, parquinho e a própria Mina de Ouro - o passeio interno na mina precisa de agendamento pois é necessário um guia para acompanhar o grupo visitante (entre outras restrições como capacidade máxima de 10 pessoas) - telefone (11) 4204-1403.

O parque fica aberto ao público de terça a domingo das 08h as 17h.

Para quebrar ainda mais a rotina da cidade grande para quem mora em São Paulo, Araçariguama oferece boas opções para quem gosta de turismo de aventura como motocross em um circuito com apoio de lanchonete na estrada da Aparecidinha (contato 11 4204-1286).

Para quem gosta de admirar belas paisagens o destino certo é o Morro de Voturuna tombado pelo CONDEPHAAT pelo seu valor paisagístico e arqueológico ou o Morro Mombaça com aproximadamente 984 metros de altitude e condições favoráveis para voar de parapente onde a Escola de Elemento no Ar oferece aulas de vôos (www.elementoar.com.br). Outra opção também é a Cachoeira do Rio Acima com 2 quedas, sendo a maior de aproximadamente 3 metros formando uma piscina natural e própria para banho.

Para quem gostar de golf é um prato cheio! O Golfe Vista Verde possui área de 70 hectares e um campo estruturado em padrão internacional para o esporte (www.vvgc.com.br).

É possível também visitar o Centro Hípico Paineiras e realizar cavalgadas diurnas ou noturnas para todas as idades e níveis de equitação (incluindo pôneis para crianças) em passeios dentro da hípica, ou em percursos fora da hípica de acordo com o nível de equitação do visitante - é preciso agendar o passeio com antecedência.

http://www.chpaineiras.com.br/

Costumávamos visitar a Praça Santos Dumont, porém em nossa última visita nos deparamos com um espaço tristemente abandonado e gritando por manutenção.

Uma pena, pois a a praça fica localizada no alto da cidade, e oferece uma boa vista da cidade além de abrigar o avião que já funcionou como cinema, uma réplica em miniatura da Torre Eiffel e alguns boneco de lata como o Dom Quixote - opções mega atrativas para as crianças.

Em nosso último passeio, mesmo visualizando um espaço abandonado, pudemos observar a alegria das crianças em estar ali.

Dica de ouro: Desde 1998 o Rancho 53, localizado na cidade oferece excelente atendimento e comida portuguesa tradicional e de qualidade (informações no site http://www.rancho53.com.br/) - Perca-se nos doces portugueses, vale super a pena!

INFORMAÇÕES GERAIS:

Para agendamento de grupo de visitantes ao município, basta entrar em contato com a Diretoria de Turismo (Rua Santa Cruz, 23, Centro, Telefone: 11 4204-1443), a visitação é gratuita.

*Informações obtidas junto a Prefeitura Municipal de Araçariguama.


65 visualizações

Siga nossa turma:

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Instagram Icon

Criançando

Criançando

Família Torres

Família Prazeres

Benício
Sophia
Aurora
Benício
Sophia
Aurora
Benício
Sophia
Aurora