Buscar
  • Daniela Prazeres

Yoko Ono e sua mostra que acolhe todas as idades.


Até dia 31 de outubro de 2016, o MALBA (Museo de Arte Latinoamericano de Buenos Aires) traz a exposição Dream Come True da Yoko Ono. Para quem não conhece o trabalho da artista, esta é uma ótima oportunidade para descobrir algumas das motivações que levaram John Lennon a amar esta mulher.

A mostra é uma retrospectiva da vida de Yoko, incrivelmente contemporânea, clara e interativa, com 80 obras. Capaz de envolver crianças de 2 anos a idosos de 70, com facilidade.

Na foto, Sophia carimba "imagina la paz" pelo mapa mundi.

Para os pequenos, o simples fato de poderem tocar, carimbar, desenhar, pintar e encaixar objetos, é capaz de fazê-los sentirem-se inseridos num contexto maior, ainda que não entendam com exatidão o porquê dos atos que praticam. Para as crianças maiores é simples explicar a proposta da artista e tornar ainda mais educativo e reflexivo o passeio. Essa interação democrática entre obra e espectador torna a mostra uma das mais viáveis que conheci para se realizar em família.

Sophia participou de todas as obras que comportavam interação e reclamou ao se despedir de cada uma delas.

Enquanto as crianças entendem que a mostra é uma brincadeira, nós conseguimos mergulhar no contexto feminista, pacifista e ambientalista das obras, onde está sempre presente o forte compromisso social e político trabalhados pela artista, que retrata também vários simbolismos do seu relacionamento com Lennon.

Não vou relatar aqui a essência ou mostrar os detalhes de cada obra, já que o descobrimento individual faz parte da leitura da mostra.

Vista geral do Malba, sendo que a mostra da Yoko encontra-se no último piso.

Acima, "arbol de los deseos", para escrever um pedido e pendurar nos galhos. No terraço existem várias árvores com esse propósito.

As exposições da Yoko são temporárias e rodam o mundo. Assim ela vai captando desejos por todos os cantos, levando a tradição japonesa de que os galhos das árvores crescem e carregam os pedidos aos céus. Ao final das exposições, os desejos são encaminhados para Reykjavik, na Islandia, onde foi fundado o Imagine Peace Tower, inaugurado em 09/10 (aniversário do Lennon) em 2007. Atualmente o IPT tem mais de 700 mil pedidos.

Dá para encaminhar direto também: coloque seu desejo em um envelope e mande para Imagine Peace Tower - P.O. Box 1009, 121 Reykjavík, Iceland. É a caixa postal do desejo. O método é 100% garantido, segundo Yoko, que alerta: "tome cuidado com o que você deseja"

Afora, até dia 16 de outubro, Yoko convida todas as mulheres latino americanas a encaminharem relatos e testemunhos de qualquer dano ou abuso que tenham sofrido por conta do gênero. Ela pede que o testemunho seja escrito com franqueza, utilizando-se de próprias palavras e na própria língua, bem como que seja encaminhado juntamente com uma fotografia dos olhos da mulher. Esses testemunhos e fotografias serão exibidos na mostra e alguns escolhidos para um futuro livro.

Para encaminhar o seu testemunho, acesse: http://www.malba.org.ar/arising/

Yoko cria um tipo de obra em que você, como participante – seja criança ou não - , estrutura a narrativa com a sua própria emoção. Vale experimentar.

E para quem não pode ir à Buenos Aires até o final de outubro, vamos torcer para que o Brasil esteja mais uma vez na rota da artista.

Informações úteis:

Site do Malba: http://www.malba.org.ar/evento/yoko-ono-dream-come-true/

Endereço do Malba: Av. Figueroa Alcorta 3415 C1425CLA Buenos Aires Argentina

Telefone: +54 11 4808 6500

E-mail: informes@malba.org.ar


54 visualizações

Siga nossa turma:

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black Instagram Icon

Criançando

Criançando

Família Torres

Família Prazeres

Benício
Sophia
Aurora
Benício
Sophia
Aurora
Benício
Sophia
Aurora